ESCOLA MUNICIPAL CANTIDIA AUDA PIRES
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Acari/RN, 13 de fevereiro de 2009.
Professoras: Mariza Garcia da Silva e Maria Rosilma Felix
Série/Ano: 4º e 5º anos
Projeto
PINTURA MANUAL
Tema
Desenvolvendo o gosto pela Arte em nossos estudantes
“Descubra através de suas habilidades do artista que és.”
Mariza
JUSTIFICATIVA
A arte na educação tem a qualidade de propiciar uma relação mais consciente do ser humano no mundo e para o mundo, contribuindo para a formação de indivíduos mais críticos e criativos que um dia, no exercício do seu papel de cidadão, atuarão para transformar a sociedade.
A arte como área do conhecimento, compreende suas relações com as culturas dos povos por meio de manifestações que se expressam de diversas formas.
Essas manifestações são reveladoras de códigos e sentidos específicos e múltiplos, que os diferentes grupos de pessoas e civilizações expressam.
As linguagens artísticas dão suporte às outras disciplinas, as quais os professores têm conhecimentos, porque desde o desenvolvimento da coordenação motora para a escrita até a interpretação e contextualização de texto, a arte se faz presente.
Neste sentido, a arte é mais do que um instrumento, deve constituir as bases interativas de processos pedagógicos que permitam ao professor uma atuação crítica e reflexiva, onde o maior resultado será o entendimento e o discernimento do aluno, que aprenderá a olhar, observar, enxergar, interpretar e relatar a obra que apreciou, com conhecimento.
Além de a escola oferecer o aprender a ler e escrever, também dispõe de elaboração de projetos relacionados a vários contextos, oportunizando a criança a vivenciar e entender o processo artístico e sua história.
Partindo desse pressuposto, a Escola Municipal Cantídia Auda Pires, sentiu a necessidade de elaborar o Projeto de Pintura Manual, onde as crianças irão desenvolver suas habilidades e pinturas, com suas especificidades nas seguintes áreas do conhecimento: Arte, Português, História e Cultura do RN, objetivando proporcionar e oportunizar aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, conhecer e vivenciar, os aspectos teóricos e práticos da arte plástica, fornecendo ferramentas adequadas para esse aprendizado, considerando sua maturidade e faixa etária.
OBJETIVO GERAL
· Conhecer e vivenciar os aspectos teóricos e práticos da arte plástica, fornecendo ferramentas adequadas para esse aprendizado, considerando a maturidade e faixa etária da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
OBJETIVOS
- Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva;
- Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em arte;
- Desenvolver suas habilidades e imaginação através das oficinas.
CONTEÚDOS
ARTES VISUAIS
- A arte na escola
- Observação e análise do material
- Mural pintado
- Oficinas de desenho e pintura
- Trabalhar textos informativos
- Familiarizar-se com o material utilizado (pincel, tinta, tecido, azulejo, cerâmica entre outros)
- Realização de atividades práticas com desenho e pintura.
- Conhecer a história da arte;
- Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas;
- Identificar as cores através de mistura;
- Conhecer e explorar a produção da arte e cultura local;
- Utilizar a pesquisa de materiais técnicas artísticas;
CULTURA E HISTÓRIA
- História da arte
- Arte plástica
- Mistura de cores
- Biografia de pintores
- Pesquisas
- Utilização de textos informativos
- Incentivação a leitura de textos variados
- Observação de produções artísticas dos colegas
- Expressar-se através de conversas informais;
- Reconhecer e utilizar elementos da linguagem visual expressando através de imagem;
PORTUGUÊS
- conversas informais
- produção textual
- Expressão oral
- Escrita, reescrita de textos, utilizando materiais diversos
- Criação de imagens para pintura
AVALIAÇÃO
Observar se o aluno sabe identificar e argumentar sobre o valor e gosto em relação às imagens produzidas por si mesmo, pelos colegas e por outros, respeitando o processo de criação pessoal e social, ao mesmo tempo que participa com colegas, professores e outros grupos.
CULMINÂNCIA
Exposição com data a combinar.
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Acari/RN, 13 de fevereiro de 2009.
Professoras: Mariza Garcia da Silva e Maria Rosilma Felix
Série/Ano: 4º e 5º anos
Projeto
PINTURA MANUAL
Tema
Desenvolvendo o gosto pela Arte em nossos estudantes
“Descubra através de suas habilidades do artista que és.”
Mariza
JUSTIFICATIVA
A arte na educação tem a qualidade de propiciar uma relação mais consciente do ser humano no mundo e para o mundo, contribuindo para a formação de indivíduos mais críticos e criativos que um dia, no exercício do seu papel de cidadão, atuarão para transformar a sociedade.
A arte como área do conhecimento, compreende suas relações com as culturas dos povos por meio de manifestações que se expressam de diversas formas.
Essas manifestações são reveladoras de códigos e sentidos específicos e múltiplos, que os diferentes grupos de pessoas e civilizações expressam.
As linguagens artísticas dão suporte às outras disciplinas, as quais os professores têm conhecimentos, porque desde o desenvolvimento da coordenação motora para a escrita até a interpretação e contextualização de texto, a arte se faz presente.
Neste sentido, a arte é mais do que um instrumento, deve constituir as bases interativas de processos pedagógicos que permitam ao professor uma atuação crítica e reflexiva, onde o maior resultado será o entendimento e o discernimento do aluno, que aprenderá a olhar, observar, enxergar, interpretar e relatar a obra que apreciou, com conhecimento.
Além de a escola oferecer o aprender a ler e escrever, também dispõe de elaboração de projetos relacionados a vários contextos, oportunizando a criança a vivenciar e entender o processo artístico e sua história.
Partindo desse pressuposto, a Escola Municipal Cantídia Auda Pires, sentiu a necessidade de elaborar o Projeto de Pintura Manual, onde as crianças irão desenvolver suas habilidades e pinturas, com suas especificidades nas seguintes áreas do conhecimento: Arte, Português, História e Cultura do RN, objetivando proporcionar e oportunizar aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, conhecer e vivenciar, os aspectos teóricos e práticos da arte plástica, fornecendo ferramentas adequadas para esse aprendizado, considerando sua maturidade e faixa etária.
OBJETIVO GERAL
· Conhecer e vivenciar os aspectos teóricos e práticos da arte plástica, fornecendo ferramentas adequadas para esse aprendizado, considerando a maturidade e faixa etária da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
OBJETIVOS
- Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva;
- Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em arte;
- Desenvolver suas habilidades e imaginação através das oficinas.
CONTEÚDOS
ARTES VISUAIS
- A arte na escola
- Observação e análise do material
- Mural pintado
- Oficinas de desenho e pintura
- Trabalhar textos informativos
- Familiarizar-se com o material utilizado (pincel, tinta, tecido, azulejo, cerâmica entre outros)
- Realização de atividades práticas com desenho e pintura.
- Conhecer a história da arte;
- Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas;
- Identificar as cores através de mistura;
- Conhecer e explorar a produção da arte e cultura local;
- Utilizar a pesquisa de materiais técnicas artísticas;
CULTURA E HISTÓRIA
- História da arte
- Arte plástica
- Mistura de cores
- Biografia de pintores
- Pesquisas
- Utilização de textos informativos
- Incentivação a leitura de textos variados
- Observação de produções artísticas dos colegas
- Expressar-se através de conversas informais;
- Reconhecer e utilizar elementos da linguagem visual expressando através de imagem;
PORTUGUÊS
- conversas informais
- produção textual
- Expressão oral
- Escrita, reescrita de textos, utilizando materiais diversos
- Criação de imagens para pintura
AVALIAÇÃO
Observar se o aluno sabe identificar e argumentar sobre o valor e gosto em relação às imagens produzidas por si mesmo, pelos colegas e por outros, respeitando o processo de criação pessoal e social, ao mesmo tempo que participa com colegas, professores e outros grupos.
CULMINÂNCIA
Exposição com data a combinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário