terça-feira, 9 de março de 2010

Projeto Brinquedos e brincadeiras - 2008

PROJETO: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PERÍODO: 06/10 A 17/12
CLIENTELA: 1º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: MARIA APARECIDA
SUPERVISORES: MARIA ANGELIMA BARACHO
MARIA DA GUIA ALVES
MARIA DA GUIA ARAÚJO LOPES

JUSTIFICATIVA:

Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e marcam os períodos por aqui vividos.
Podemos buscar outras formas de se aprender na escola, através dos brinquedos e brincadeiras, para que o aluno possa ter acesso e realizar atividades lúdicas. E criar, assim, em sala de aula um espaço lúdico-pedagógico de reforço e consolidação de aprendizagem, onde se aprende brincando e se brinca aprendendo.
Fazendo assim, evita que as crianças, aleguem ficar cansadas, e sintam vontade de ampliar o campo de conhecimento a partir da realidade, exercitando a alegria, a curiosidade e a liberdade como referências para uma aprendizagem prazerosa.
Diante do exposto, o Projeto será desenvolvido na turma do 1° ano, buscando interagir o brinquedo e a brincadeira, a uma proposta de aprendizagem divertida, exigindo do professor um cuidado especial em termos de coerência com os objetivos propostos, para que haja integração das atividades lúdicas, nas diferentes áreas de conhecimento.
Fez necessária a elaboração do referido projeto para desenvolvimento da leitura e da escrita, através da produção de um livro, com textos relacionados aos brinquedos e brincadeiras desenvolvidas pelas crianças e a professora no período do 4° bimestre, que culminará com o lançamento na NOITE DE AUTÓGRAFOS.

OBJETIVO GERAL:

- Participar de atividades lúdicas que identifique o brinquedo e a brincadeira como uma forma espontânea de socialização e aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Promover ao aluno uma educação de corpo inteiro (motor, cognitivo, social e afetivo);
- Sensibilizar da importância e da necessidade de realização de atividades de arte e da cultura corporal;
- respeitar as limitações do outro;
- Incentivar e promover o conhecimento, a auto inclusão dos alunos e seu relacionamento como produtor de cultura.
- conhecer brinquedos e brincadeiras de outros tempos e lugares;
- confeccionar brinquedos, utilizando sucata;
- Produzir textos a partir das regras exigidas pelas brincadeiras.

METODOLOGIA:

- Brincadeiras: amarelinha, ciranda, quente-frio, pega-pega, caracol, brincadeira das cadeiras, batata quente, morto vivo, cobra cega, estátua, barra bandeira ou barra manteiga, garrafão, passa o anel, coelho sai da toca, rodas cantadas, gato e rato etc.;
- Brinquedos: peteca, corda, argolas, vai e vem, boliche, boneca, carrinho, pião, etc.;
- Confecção de brinquedos;
- Brincadeiras de faz de conta;
- História dos brinquedos.

RECURSOS:

Sucatas, livros, revistas, jornais, fotografias, corda, brinquedos variados, CD, som, DVD, TV, INTERNET etc.

CULMINÂNCIA:

Na Festa de encerramento com a TARDE DE AUTÓGRAFOS.

AVALIAÇÃO:

Serão observados os aspectos qualitativo e quantitativo como subsídio para verificar o aprendizado dos estudantes durante o desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário